Série de entrevistas ao vivo, em parceria com o portal Metrópoles, serão transmitidas pela internet
Nesta quarta-feira (26/9), a Articulação de Carreiras Públicas para o Desenvolvimento Sustentável (Arca), na qual a INA – Indigenistas Associados é parte, iniciará a série de sabatinas com os candidatos à vice-presidência do país, em parceria com o portal Metrópoles.
As entrevistas terão duração de meia hora e ocorrerão em Brasília. Todas as sabatinas serão transmitidas, ao vivo, pelo portal Metrópoles e pelos canais nas redes sociais: Facebook, Twitter e YouTube.
Confira a agenda de entrevistas:
Quarta-feira (26/9)
- 13h15 – Germano Rigoto, vice de Henrique Meirelles (MDB)
- 14h – Sônia Guajajara, vice de Guilherme Boulos (PSol)
- 14h45 – Ana Amélia, vice de Geraldo Alckmin (PSDB)
- 15h30 – Eduardo Jorge, vice de Marina Silva (Rede)
Sexta-feira (28/9)
- Manuela D’Ávila, vice de Fernando Haddad (PT) – horário ainda a ser confirmado
Domingo (30/9)
- 11h – Kátia Abreu, vice de Ciro Gomes (PDT)
Temas
As questões que serão apresentadas aos vice-presidenciáveis foram formuladas em conjunto pelas entidades que compõe a Arca. Entre os temas, serão questionados os instrumentos para proteção e valorização da diversidade socio-cultural e para minimizar conflitos territoriais envolvendo povos indígenas e comunidades tradicionais. Os vices também responderão sobre as estratégias da chapa para o financiamento do Estado e a infraestrutura necessária ao desenvolvimento do país, e questões polêmicas como reforma da Previdência, reforma trabalhista, matriz energética e redução das desigualdades, entre outros temas.
“Buscamos contribuir com a discussão sobre as políticas públicas que nós, como servidores públicos, conhecemos e ajudamos a desenvolver. A questão central é saber dos candidatos como o Estado deve se estruturar para empreender um projeto de desenvolvimento sustentável com o objetivo de reduzir desigualdades” explica Leandro Couto, presidente da Assecor, entidade articulada à Arca.
Conheça a ARCA
A INA participa ativamente da Articulação de Carreiras Públicas para o Desenvolvimento Sustentável desde o seu lançamento em maio deste ano. Este coletivo de associações de diferentes setores do serviço público federal visa a construção de uma proposta para o desenvolvimento sustentável do Brasil, a partir do que cada carreira tem a contribuir para uma Brasil melhor. Leia o manifesto aqui.
Além da INA, participam as seguintes instituições representativas dos servidores de carreiras da administração direta e indireta: Associação dos Funcionários do BNDES (AFBNDES); Associação dos Funcionários do Ipea (Afipea); Associação Latino-Americana de Juízes do Trabalho (ALJT); Associação Nacional da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais (Andeps); Associação Nacional dos Servidores Ambientais (Ascema); Associação dos Servidores do CNPq (Ascon); Associação Nacional dos Servidores do MCTIC (ASCT); Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN); Associação dos Servidores do Ministério da Cultura (AsMinc); Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor); e Associação Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle (Unacon).
Com informações do portal Metrópoles