Nos dias 17 e 18 de agosto de 2019, aconteceu a 2ª Assembleia Geral Ordinária da Indigenistas Associados – INA. Como pautas obrigatórias, foram aprovados a prestação de contas dos últimos 12 meses e o plano de ação para os próximos 12 meses. Este último foi discutido e finalizado em grupos de trabalho durante a assembleia. Neste ano, aconteceu o primeiro processo eleitoral para a mudança de gestão do Conselho Executivo e Conselho Fiscal da associação. Ao final do primeiro dia, foi anunciado o resultado das eleições, com um total de 83 votos, todos para a chapa única Igara Açu – Canoão.
A assembleia começou com uma avaliação do cenário político atual e os caminhos possíveis para a atuação da INA, com a participação de consultores e parceiros da INA, os escritórios de advocacy Pulso Público e de advocacia Mauro Menezes, a Articulação Nacional de Carreiras Públicas para o Desenvolvimento Sustentável – Arca e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – Apib. Valéria Paye, da coordenação da Apib, entregou um certificado de reconhecimento do trabalho em prol dos povos indígenas que a INA vem fazendo.

No final do segundo dia, houve emoção na troca de gestão após a leitura do cordel escrito pela associada Maria Helena Fialho sobre os dois anos da associação. A assembleia não foi somente um momento de planejamento mas de abraços e comemoração também. Saímos renovados e fortalecidos para continuar esta caminhada.
Leia o cordel.
FUNAI INTEIRA E NÃO PELA METADE!
de Maria Helena Fialho
I Boa tarde colegas de trabalho Um pouquinho de sua atenção Andrea me pediu um repente em cordel Para lhes falar de tamanha admiração Pelas histórias e trajetórias individuais E estou aqui cumprindo a minha missão II Sou cordelista por um acaso nesta vida Escrever com a alma é a minha paixão Especialmente quando tenho afinidade Com o assunto ou mesmo consideração Por isso não foi difícil escrever pra INA Como um ótimo espaço de formação III Indigenistas Associados, é a INA Tem na sua raiz um perfil emaranhado Além da luta contra às afrontas institucionais Interpreta signos e seus significados Traduz outros universos, mas a pauta da Política indigenista é o seu maior legado IV O contexto histórico é a sua bandeira Resistência pelo fortalecimento institucional Os direitos dos servidores e o acolhimento São prioritários, é mesmo um devocional Os Povos Indígenas são suas bússolas Marcada pelos princípios constitucionais V INA é representada no Brasil inteiro E pouco a pouco vai se ampliando Nas CRS, CTLs, FCPE e Museu Seus integrantes vão se achegando Por uma Política Indigenista justa e forte O grito de guerra é único e vem ecoando VI Hoje é a posse do Conselho Executivo E só alguns nomes serão destacados Todos os associados são importantes São parte do Plano de Ação desenhado Para muito além das prestações de contas Todos formam essa plataforma arrojada VII Maíra e Lilian são pura arte Carolina é perspicaz e dedicada Juan é pedra forte e não recua E Ivanise é dadivosa e abençoada Fedola, e sua mente brilhante Du Biagioni, as T.I.s e suas estradas VIII Gustavo e seus discursos ímpares Felipe, o mestre da sabedoria Isolde, a justiceira feroz Danusa, o berço da diplomacia Ana Lisboa, Bianca e Nikolas Cérebro, braços e abraços do dia a dia IX Douglas, Rafael, Jovana, Cecília, Priscila Eduardo, Sabrina, Cleubers, em prontidão Julianas, Julianos, Amandas, Alessandras, Marcos, Romeus, Keycianes são âncoras Leopoldo, é reto de coração Bruno, muita coragem e determinação A garra de todos da INA, resume essa união.Assembleia e posse do novo Conselho Executivo e Conselho Fiscal, Brasília, agosto de 2019
Muito orgulho de vocês, muito feliz em fazer parte dessa história, muito feliz em ser INA.
Muita emoção nas palavras da nossa querida Maria Helena.
Parabéns INA!!!
CurtirCurtir
Luta, garra e sucesso aos novos membros dos Conselhos, por um Brasil melhor, em defesa dos povos indígenas.
Parabéns Maria Helena pelo emocionante cordel.
Parabéns pelas conquistas e que outras venham.
CurtirCurtir
Vocês são tudo lindo!
CurtirCurtir