Abril Vermelho: Confira o manual de orientações aos indígenas sobre coronavírus e auxílio emergencial

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dentro da programação virtual do Abril Vermelho deste ano, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e a Indigenistas Associados (INA) lançam nesta segunda-feira (20) um manual de orientações para indígenas sobre o Coronavírus e o acesso ao Auxílio Emergencial do governo federal.

O Auxílio Emergencial tem se apresentado como uma das principais medidas de proteção social diante da crise causada pela pandemia do Coronavírus. Até duas pessoas por família de baixa renda têm direito a receber o benefício no valor de R$ 600,00 por três meses, segundo critérios específicos, conforme informado no material. Os indígenas também têm direito a esse benefício. Porém, grande parte dos indígenas beneficiários tem dificuldade de acesso às informações, à internet e ao aplicativo de cadastro. Além disso, o deslocamento da Terra Indígena à cidade para acessar a internet ou sacar o dinheiro aumenta o risco de contágio da covid-19.

Neste sentido, o manual vem para orientar indígenas que queiram acessar o auxílio e indigenistas que apoiam diretamente as comunidades indígenas. O manual tira dúvidas como quem pode receber o auxílio, como baixar o aplicativo e quanto tempo o recurso fica disponível. Além disso, dá orientações de higiene e dicas sobre como acessar o benefício sem quebrar o isolamento social nas terras indígenas.

A campanha Abril Vermelho, promovida pela Apib e instituições parceiras, busca mobilizar e articular ações em defesa da vida dos povos indígenas em tempos de coronavírus no mês em que se comemora o dia da resistência indígena. A campanha segue com o lema já existente “Sangue indígena: nenhuma gota a mais”.

O material online está disponível no site da APIB e da INA e contou com o apoio do ICS – Instituto Clima e Sociedade e da Andeps – Associação Nacional da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais.

Assista à versão com áudio (partes 1 e 2):

Acesse o Manual de orientações aos povos indígenas: Coronavírus e Auxílio Emergencial aqui

Acesse a página do Auxílio Emergencial aqui

Acesse a página da INA sobre o Coronavírus aqui

Baixe e compartilhe os slides:

2 comentários em “Abril Vermelho: Confira o manual de orientações aos indígenas sobre coronavírus e auxílio emergencial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s