Segurança digital: conceitos e ferramentas básicas

As atividades virtuais que já estavam presentes no nosso cotidiano têm se apresentado ainda mais relevantes durante a pandemia. Mesmo quem está de quarentena tem usado a internet como uma ferramenta que oferece a possibilidade de socializar nos grupos de família e de amigos, acessar notícias, fazer compras e reuniões e exercer o nosso ativismo.

O bom uso da tecnologia tem diminuído um pouco a sensação de isolamento físico. Mas, junto com as facilidades, nos deparamos com um grande fluxo de circulação de informações pessoais, senhas e programas. E os cuidados de segurança do mundo off-line, como trancar a porta da casa, precisam ser transpostos para o ambiente virtual.

A chamada segurança digital é uma medida necessária para nossa proteção, evitando desde golpes para acessar nossa conta de banco virtual até a venda de informações pessoais por grandes empresas. Para entidades como a INA, a segurança digital dos seus associados é importante uma vez que a vigilância e a perseguição a partir das informações trocadas na rede são uma realidade.

O que exatamente devemos proteger? Como fazer para que isso aconteça? Por onde começar?

O guia “Segurança Digital: conceitos e ferramentas básicas” traz dicas, informações e protocolos básicos para que cada um encontre as melhores formas para aumentar sua segurança pessoal e de sua rede de contatos. O guia foi elaborado pela Conexo, numa parceira da INA com a ASCEMA e a ASIBAMA, com apoio do Intervozes e Escola de Ativismo, dentro do projeto Derechos Digitales.

>> Baixe gratuitamente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s