Próxima live da Arca abordará “Políticas Públicas para Povos Indígenas no Brasil: autodeterminação como desenvolvimento”

Evento ocorrerá na segunda-feira 28/06 às 19 horas pelo Facebook e Youtube da ARCA

A população indígena era estimada em 8 milhões de pessoas, divididas em mais de mil etnias. Atualmente são apenas 900 mil indígenas e 305 etnias, 10% do que havia 521 anos atrás, quando os portugueses chegaram ao Brasil desqualificando os saberes centrados na relação com o meio ambiente. Com o projeto colonial dá-se início a um desenvolvimento, marcado pela exploração, degradação e a cultura do privilégio.

Por isso, “o ataque aos povos indígenas é um ataque à própria terra. Da mesma forma, a luta indígena pelo direito ao território é a luta pela nossa própria existência”, defende Iran, liderança no povo Xukuru, engenheiro agrônomo, mestre em ciências do solo pela UFRPE, membro do coletivo da agricultura indígena do Ororubá (Jupago Kreká) e guardião do terreiro sagrado do Centro de Agricultura Xukuru do Ororubá (CAXO) da Boa Vista.

Ele participará do quinto Encontro da “I Conferência Arca: o Brasil pode mais”, que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 28 de junho, às 19h, através da página de Facebook e do canal de Youtube da ARCA. O evento é organizado pela Articulação Nacional das Carreiras para o Desenvolvimento Sustentável (ARCA), a qual a Indigenistas Associados (INA) é afiliada.

Estarão também presentes na live Mislene Metchacuna, liderança Ticuna, mestre em Antropologia Social pelo PPGAS/UFAM, servidora pública na FUNAI, apoiadora da Associação de Mulheres Indígenas Ticuna-AMIT do Alto Solimões-AM e e membro da INA – Indigenistas Associados.

Eliel Benites, professor indígena do povo Guarani e Kaiowá, doutor em Geografia pela UFGD e membro do Movimento dos professores Guarani e Kaiowá/MS (MPGK) e da Associação Cultural de Realizadores Indígenas (ASCURI), que reúne cineastas Terena, Quéchua e Guarani.

E Duda Spencer, graduada em filosofia pela FAFICA e Medicina pela UFPE/NCV, atua como médica indigenista assistente do povo Xucuru Kariri em Palmeira dos Índios – AL (DSEI AL/SE), membro da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares e da Rede de Monitoramento dos Direitos Indígenas em PE (REMDIPE).

A moderação será realizada pelo indigenista Nikolas Mendes, mestre em Governança e Desenvolvimento, servidor da Funai e representante da INA – Indigenistas Associados.

Esta série de encontros promovidos pela ARCA tem o intuito de fomentar o debate sobre diversos temas nos quais incide a atuação das carreiras de Estado, como políticas públicas, gestão e orçamento público, de modo a contribuir para a elaboração de um documento da ARCA que será oferecido como subsídio programático ao debate eleitoral de 2022.

Para participar deste processo acesse o link: https://cutt.ly/GvOKI76

Sobre a ARCA

A Articulação Nacional das Carreiras para o Desenvolvimento Sustentável (ARCA) surgiu em 2016, no contexto de descontinuidade institucional na Administração Pública Federal, que trouxe o desafio de união das carreiras públicas para a defesa da plena realização do Estado Democrático de Direito.

Atualmente congrega diversas associações e sindicatos, que juntos representam mais de 20.000 mil servidores públicos, constituindo um importante canal de discussão com a sociedade e de construção de ideias que possam indicar a viabilidade de um Brasil livre, justo e solidário.

_

A transmissão acontecerá pelo Facebook e Youtube da ARCA @arca.desenvolvimento

🔗Acesse e marque na agenda o evento: Youtube https://bit.ly/3qmfikv e Facebook: https://bit.ly/3d6DQZ8

👉🏾Clique no link https://cutt.ly/GbBW04H para contribuir com o documento que será utilizado como subsídio programático para as ações da ARCA em 2022.

Esperamos sua presença!

Um comentário em “Próxima live da Arca abordará “Políticas Públicas para Povos Indígenas no Brasil: autodeterminação como desenvolvimento”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s