CORONAVÍRUS

Neste contexto de pandemia de coronavírus e sua disseminação nos povos indígenas, a INA tem elaborado documentos e materiais visando incidir na execução da política indigenista e defender os direitos dos associados e dos povos indígenas, conforme nossas definições estatutárias.

Até o momento, produzimos 3 Notas Públicas, que estão ao final desta página, e dois Manuais de Orientações, um voltado aos povos indígenas e outro às comunidades tradicionais. O Manual de Orientações aos Povos Indígenas sobre o Coronavírus e o Auxílio Emergencial possui também uma versão em vídeo, com os textos narrados, que estão disponíveis em nosso canal no Youtube.

MANUAL DE ORIENTAÇÕES AOS POVOS INDÍGENAS: CORONAVÍRUS E AUXÍLIO EMERGENCIAL

Material elaborado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e Indigenistas Associados (INA) com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e da Associação Nacional da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais (Andeps), lançado no dia 20 de abril de 2020.

Assista à versão com áudio aqui (partes 1 e 2):

Baixe a versão em PDF: Manual de Orientações aos Povos Indígenas: Coronavírus e Auxílio Emergencial

MANUAL DE ORIENTAÇÕES AOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS

WhatsApp Image 2020-05-23 at 12.10.26

O Manual de Orientações aos Povos e Comunidades Tradicionais é uma realização da Rede de Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil, com o apoio da Indigenistas Associados (INA), do ICS – Instituto Clima e Sociedade e da Andeps – Associação Nacional da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais.

Baixe a versão em PDF:  Manual de Orientações aos Povos e Comunidades Tradicionais

NOTAS PÚBLICAS

3ª Nota Pública: Pelo monitoramento interinstitucional de crise para a proteção dos povos indígenas (14/04/2020)  – Pela urgente necessidade de ações integradas do Estado para conter a disseminação da Covid-19 entre os povos originários,  é vital o estabelecimento de instâncias interinstitucionais de crise, com articulação interfederativa e solidária, para planejamento das ações necessárias.

2ª Nota Pública Covid-19: Saúde de indígenas e indigenistas frente à pandemia do Coronavírus (20/03/2020) – Segunda nota pública que solicita que as autoridades tomem medidas enérgicas para a debelação da transmissão comunitária da COVID-19 a fim de evitar que a doença alcance os povos indígenas, os indigenistas e suas famílias.

1ª Nota Pública Covid-19: Saúde dos povos indígenas e indigenistas frente à pandemia do Coronavírus (Covid-19) (16/03/2020) – Nota pública que visa solicitar ao governo brasileiro a adoção de medidas urgentes para a defesa da saúde dos povos indígenas e de indigenistas, servidores, terceirizados e colaboradores, frente à pandemia do Coronavírus (COVID-19).