Produções

Acesse, baixe, leia, veja e escute as produções feitas pela INA

mobCampanhas

Na moral, isso é assédio! – Campanha da INA contra o assédio moral no ambiente de trabalho

Funai Inteira e Não pela Metade – Campanha pela reversão das mudanças proposta na Medida Provisória 870, em especial as de transferência da Funai do MJ para o MMFDH e das atribuições de demarcação de terras e licenciamento ambiental da Funai para o Mapa (página em construção)

Pelo Fortalecimento da Funai – Campanha pela convocação do adicional de 50% de candidatos aprovados e não convocados no concurso de 2016 da Funai

Consulta Pública ao Plano de Carreira Indigenista (PCI) da Funai

Concurso de Logo da INA – no segundo semestre de 2017, logo após sua fundação, a INA fez um concurso de logo para escolher a identidade visual da associação, saiba mais sobre essa campanha.

docPublicações

CARTAS, MANIFESTOS E NOTAS PÚBLICAS

Nota de repúdio às ofensas do Senador Zequinha Marinho (PSC/PA) (23/01/2020) – Nota conjunta da INA e Ascema Nacional (Associação dos Servidores Ambientais Federais) em repúdio às ofensas do senador Zequinha Marinho (PSC/PA) aos servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), bem como cobrar das autoridades o resguardo da integridade dos servidores públicos no cumprimento de seu dever e da lei.

Centralização e Discriminação na Autorização de Viagens Paralisam a Funai (02/12/2019) – Nota pública da INA sobre centralização dos procedimentos para autorização de deslocamento de servidores da Funai que provocou paralisia das ações da política indigenista, em especial nas Terras Indígenas em processo de regularização.

A política indigenista por um triz (21/11/2019) – Nota pública da INA sobre o conjunto de medidas legislativas e administrativas em tramitação que podem trazer graves consequências para os direitos e a vida dos povos indígenas: (1) entendimento e aplicação da Convenção 169/OIT; (2) aproveitamento dos recursos hídricos e minerais nas terras indígenas; e (3) alteração do procedimento administrativo de demarcação de terras indígenas.

Pela Segurança de Indígenas e Indigenistas (07/11/2019) – Nota pública da INA em ratificação à “Carta Aberta dos Servidores Lotados nas Frentes de Proteção EtnoAmbientais/FUNAI à Sociedade Brasileira e às Autoridades Competentes”, em especial sobre a necessidade de uma resposta efetiva, concreta e imediata para o apoio dos órgãos de segurança pública na proteção das Terras Indígenas, dos povos indígenas e indigenistas.

A Política Indigenista no PPA e na LOA (23/10/2019) – Nota técnica da INA que apresenta análise da situação da política indigenista nas propostas de Plano Plurianual (PPA2020-2023) e de Lei Orçamentária Anual (LOA 2020) enviadas pelo Governo Federal ao Congresso Nacional.

Assassinato de indigenista no extremo oeste do Amazonas (08/09/2019) – Nota pública de pesar da INA sobre o assassinato de Maxciel Pereira dos Santos, colaborador e ex-servidor da Funai, na noite de 06/09/2019, em Tabatinga/AM solicitando investigação e melhores condições de segurança para os servidores da Funai.

Nota da INA sobre as PECs 187/16 e 343/17 (22/08/2019) – Nota com análise técnica da INA em relação às Propostas de Emenda à Constituição (PECs) nos. 187 e 343, que tratam de empreendimentos agrícolas em terras indígenas e abertura para parceria agrícola e mineração.

Um presidente indigenista para a Fundação Nacional do Índio (julho 2019) – Posicionamento da INA sobre o perfil técnico e comprometimento com a legislação indigenista da função de presidente da Funai

Funai inteira e não pela metade (29/01/2019) – Posicionamento da plenária de servidores da Funai frente às mudanças na política indigenista realizadas por meio da Medida Provisória nº 870/2019

Por uma política indigenista em respeito à Constituição Federal (07/01/2019) – Carta Pública da INA contra o desmonte da política indigenista proposto pela Medida Provisória nº 870/2019

Com a foice no pescoço (12/10/2018) – Carta pública da INA acerca das declarações e propostas do candidato do PSL à Presidência da República no que diz respeito aos direitos dos povos indígenas e à execução da política indigenista brasileira.

Carta pública contra o loteamento político da Fundação Nacional do Índio e o desmonte da política indigenista (junho 2018)– Carta pública dos servidores mobilizados da Funai, contra o sucateamento e loteamento político do órgão, a desvalorização do corpo técnico e o desmonte da política indigenista por meio de sucessivos cortes orçamentários, com apoio de diversas organizações, inclusive a INA

Manifesto da Articulação Nacional das Carreiras Públicas para o Desenvolvimento Sustentável (18/05/2018) – Manifesto de lançamento da Articulação Nacional das Carreiras Públicas para o Desenvolvimento Sustentável (ARCA), da qual a INA participa

Nota de Esclarecimento da INA sobre as declarações da Advocacia-Geral da União sobre o Parecer Vinculante 001/2017/AGU e sobre a Tese do Marco Temporal (04/05/2018) – Questionamento de declarações feitas pela ministra Grace Mendonça, advogada-geral da União quanto ao Parecer 001/2017/AGU

Minuta de Plano de Carreira Indigenista da INA (06/11/2017) – Proposta de Plano de Carreira Indigenista (PCI) para servidores da Funai, elaborada pela INA em novembro de 2017 e apresentada para a presidência da Funai

Marco Temporal Não (13/09/2017) – Nota de Repúdio da INA sobre a Tese do Marco Temporal no 10º Aniversário da Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas, dia 13 de setembro de 2017

BOLETINS E INFORMATIVOS

BoletINA nº 9 (agosto/setembro 2019) – Informes do Conselho Executivo da INA com relatos das ações de meados de agosto a meados de setembro de 2019.

BoletINA nº 8 (julho 2019) – Informes do Conselho Executivo da INA com relatos das ações de julho de 2019.

BoletINA nº 7 (junho 2019) – Informes do Conselho Executivo da INA com relatos das ações de junho de 2019.

BoletINA nº 6 (maio 2019) – Informes do Conselho Executivo da INA com relatos das ações de maio de 2019.

BoletINA nº 5 (abril 2019) – Informes do Conselho Executivo da INA com relatos das ações de abril de 2019.

BoletINA nº 4 (março 2019) – Informes do Conselho Executivo da INA com relatos das ações de fevereiro e março de 2019.

BoletINA nº 3 (janeiro 2019) – Informes do Conselho Executivo da INA com relato das ações do início de 2019.

Boletim nº 2 (maio 2018) – Informes do Conselho Executivo da INA com relato das ações desde de novembro de 2017 a maio de 2018.

Edital de Convocação para a I Assembleia Geral Ordinária da INA (19/04/2018) – a ser realizada nos dias 23 e 24 de junho de 2018.

Boletim nº 1 (novembro 2017) – Informes do Conselho Executivo da INA com relato das ações desde a fundação até novembro de 2017.

DOCUMENTOS

Estatuto INA – Indigenistas Associados (08/07/2017)  – aprovado em Assembleia de fundação em 08 de julho de 2017.

Ficha de Filiação – Associado Regular

Ficha de Filiação – Associado Colaborador

Autorização de uso de imagem – Modelo de texto para autorização de uso de imagem de pessoas em fotografias. Envie suas fotografias! As imagens poderão fazer parte da galeria de imagens no nosso site e das nossas redes sociais.

Processo Eleitoral 2019 da INA – Documentos da Comissão Eleitoral para a eleição da gestão 2019-2021 da INA.

imageMídias

Galeria de fotos – confira as fotos enviadas pelos associados retratando o trabalho indigenista

Vídeos – assista aos vídeos produzidos pela INA e registro de palestras e eventos