Na moral, isso é assédio!

INA CONTRA O ASSÉDIO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Desde 2018, a INA – Indigenistas Associados vem promovendo ações de conscientização sobre assédio no ambiente de trabalho. O assédio moral se caracteriza por pequenas agressões, situações humilhantes e constrangedoras que vão acontecendo repetidas vezes no ambiente de trabalho. Estas agressões afetam a dignidade e a saúde mental das vítimas. O caminho do diálogo claro e direto permitirá a construção de ambiente de trabalho onde todos poderão crescer juntos e produzir produtos e serviços valiosos para a sociedade. A retomada de um ambiente saudável precisa de construção e manutenção permanente.

Conheça as ações da campanha:

Veja os cards e saiba mais sobre assédio moral

Este slideshow necessita de JavaScript.

Acesse a seleção de materiais de apoio para discussão sobre assédio no ambiente de trabalho

Cartilha Senado Foto
Cartilha Assédio Moral e Sexual no Trabalho – Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça do Senado Federal
Cartilha TST Foto
Cartilha de Prevenção ao Assédio Moral – Tribunal Superior do Trabalho (TST)
Cartilha CNMP
Cartilha Assédio Moral e Sexual Previna-se – Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)

 

Codigo de Ética foto
Código de Ética da Funai

Assista às palestras do evento “Conversando sobre Assédio nas Instituições Públicas”, realizado em Brasília, no dia 30 de novembro de 2018 numa parceria da INA com a CGGP/Funai

Se você sofre com o assédio, denuncie

A INA é parceira no acompanhamento da denúncia de associados, acolhendo e mantendo o sigilo da vítima para que não haja retaliações e para que o procedimento transcorra com lisura. Trataremos administrativamente dos casos, pressionando as instâncias responsáveis por apontar uma solução.

Caso as medidas administrativas não surtam efeito, é possível acionar o Judiciário, pessoalmente ou por meio de associações de classe e sindicato, assim como é possível realizar denúncia perante o Ministério Público do Trabalho.

Quer falar com a gente? Escreva para servidores@indigenistasassociados.org.br